Unifesspa é representada em evento sobre Clínicas Jurídicas em Brasília
A professora doutora Lorena Santiago Fabeni, vice-diretora do Instituto de Estudos de Direito e Sociedade da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEDS/Unifesspa) representou o curso de Direito e a Unifesspa durante o I Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil e o VIII Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, realizados pela Rede Amazônica de Clínica de Direitos Humanos e a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, no período de 6 a 8 de junho passado, em Brasília.
Várias atividades foram desenvolvidas na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, financiados pela Fundação Ford e pelo Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialistas internacionais na área como a professora doutora Deena Hurwitz, consultora em direitos humanos e educação clínica (EUA) e o professor Ariel Dulitzky da Universidade do Texas (EUA) estiveram presentes ao evento.
Sulitzky, da Universidade do Texas palestrou no encerramento sobre "Quais são os desafios de uma Clínica Jurídica no contexto atual da América Latina? Para que serviriam." Uma mesa-redonda "Como estruturar um Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas", que teve a participação de Hurwitz, Sulitzky e da professora doutora Sílvia Loureiro (UEA), aconteceu em seguida.
O Fórum e o Encontro tiveram por objetivo promover a educação clínica jurídica no Brasil, discutir os seus desafios, a institucionalização no contexto legal, bem como o aprimoramento na metodologia clínica.