Discentes da Faculdade de Direito estão entre os resposáveis pela Fundação da 1ª Associação dos Discentes Indígenas e Quilombolas da Unifesspa
Os estudantes indígenas e quilombolas da Unifesspa conseguiram, por meio de diálogos e intermediações, formar a Associação dos Discentes Indígenas e Quilombolas da Unifesspa (Adiqui-Unifesspa), passando a ter legitimidade e representatividade efetiva na sociedade. Agora, com a Certidão de Pessoa Jurídica, a Associação passa a atuar de forma legítima, ampliando a atuação dos estudantes na luta por direitos e conquistas.
De acordo com os estudantes, essa conquista vinha sendo construída ao longo do tempo pelos discentes indígenas da Unifesspa, com o representante Fabiano Tembé e com seu vice Deuzimar Karajá. Eles haviam se empenhado desde 2010 quando a Unifesspa ainda era polo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e não parou com a criação da Unifesspa.
A aluna Paula de Menezes, atual presidente da Associação, ao ingressar na Unifesspa em 2016, fez a intermediação entre os estudantes indígenas organizadores da associação, integrando a luta aos alunos quilombolas. “Hoje podemos dizer que somos pessoa jurídica e que com as dificuldades, estamos resistindo às batalhas lançadas no dia-a-dia com muito esforço e dedicação. Só temos a agradecer primeiramente a Deus porque sem Ele nada disso seria possível. Em segundo lugar, à coordenação anterior da Associação pelos conhecimentos e apoio nessa luta. Essa vitória é de todos nós e agradecer também aos discentes indígenas e quilombolas que não mediram esforços para contribuir com o registro da Associação”, destacou a presidente da Adiqui-Unifesspa – Paula de Menezes.
“Também externamos os nossos agradecimentos às pró-reitorias como Proex – através do psicólogo Augusto Severo, a PROEG através dos seus técnicos e, em especial ao Gilmar Ramos da Silva e Hellen Mayara Leite que não medem esforços para ouvir as demandas dos indígenas e quilombolas, à Direção do ICH através do professor Janailson Macedo Luiz que sempre está à disposição da associação, a Faculdade de História – através da professora Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, e, por último, a Faculdade de Direito através dos servidores Hirohito Athayde Diego Arakawa, Raíssa R. Barreira.
Conheça a diretoria da Associação dos Discentes Indígenas e Quilombolas da Unifesspa:
Presidentes:
1° Paula de Menezes Baia
2° Deuzimar Karajá
Secretários:
1° Rotokwyi Airomkenti
2° Josielem Ribeiro
Tesoureiros:
1° George Guajajara
2° Camile Melo
Fiscais:
1° Daiana Karajá
Suplente: Ellen do Rosário
2° Delma Pompeu
Suplente: Raquel Guajajara
3° Iracilene Guajajara
Suplente: Elilete Trindade
Texto ASCOM: Para acessar a notícia original, click aqui.