Página inicial > O que é? > Uncategorised > AVISO - JÚRI SIMULADO - TURMA DIREITO DA TERRA - TURMA FREI HENRY - ATIVIDADE COMPLEMENTAR - HOJE - DIA 28/06/2018

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 14h51 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 17h55 | Acessos: 512

AOS DISCENTES DA FACULDADE DE DIREITO/FADIR, DO INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE/IEDS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ-UNIFESSPA.

Amanhã, dia 28 de junho de 2018das 08:00 às 20:00 horas (podendo acabar antes desse horário, por volta das 18:00 ou 19:00 horas), teremos oJÚRI SIMULADO da TURMA DIREITO DA TERRA/PRONERA/2016TURMA FREI HENRY1º Júri Simulado de uma Turma de Direito/PRONERA na Amazônia. Será 12º Júri Simulado que realizo com meus alunos aqui em Marabá (da Turma Direito 2005, da antiga UFPA/Campus Marabá, até as Turmas da UNIFESSPA), o 26º de minha carreira Docente (1997/2018), e o 9º Júri Simulado que realizou no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Marabá (Fórum Estadual) numa sequência que começou com a Turma Direito 2008 (antiga UFPA/Campus Marabá, atual UNIFESSPA). No dia 19 de julho de 2018 será a vez do Júri Simulado da Turma Direito 2016. Este ano, portanto, serão dois Júris Simulados.

Lembro a todos que esses dois eventos valem como ATIVIDADE COMPLEMENTAR, com carga horária mínima de 11 horas, sendo que ATIVIDADE COMPLEMENTAR é o conjunto de atividades que todos os alunos da FADIR têm que ter, num total de 360 horas, para encerrar o Curso de Direito. Assim, aproveitem a oportunidade. Só ganhará certificado quem assinar as listas de frequência pela parte da manhã e da tarde. Quem estagia poderá pedir licença do estágio para poder assistir ao evento.

Realizo esses Júris Simulados desde 1997, quando fui Professor Substituto do Curso de Direito da Universidade Federal do Pará, em Belém, onde, inclusive, me formei em 1990 (1985/1990). Erros e falhas são naturaispois eles são feitos por alunos e não por profissionaisMas posso garantir que todos os Júris Simulados que realizei com meus alunos, desde 1997, foram e são muito bons, até melhores do que os feitos por profissionais. Mesmo nos Júris feitos por profissionais há erros e falhas. Nos vários Júris Simulados que realizei com meus alunos desde 1997, não havia becas, alimentação, organização suntuosa, e quem limpava a sala dos locais era eu e os alunos. A partir do Júri Simulado da Turma Direito 2011, aqui de Marabá, é que o evento passou a ser melhor organizado. Porém, eu sempre tive uma única exigência em relação esse evento: que os Júris Simulados fossem feitos fora da Universidade, fora da Instituição de Ensino, e assim, realizei Júris Simulados nos Salões dos Tribunais do Júri das Comarcas de Belém, Santarém e Marabá, no Museu de Santarém (antigo Fórum Estadual daquele Município), no Salão da Câmara Municipal de Santarém, no Auditório da Secretária de Saúde de Marabá (primeiro que realizei em Marabá, com a Turma Direito 2005) e no Auditório da sede do Ministério Público Estadual em Marabá. Somente um Júri Simulado, de todos que realizei, foi feito dentro da Instituição de Ensino: o de 2007 no CEULS/ULBRA, porque foi feito para inaugurar a Sala de Multiuso da Instituição, planejada por mim, que comportava o Laboratório de Ciências Criminais na Amazônia e a Sala de Júri Simulado. Muitos alunos que participaram desses Júris Simulados são hoje Juízes, Promotores, Procuradores da República, Advogados, Delegados de Polícia Civil e da Polícia Federal, Serventuários da Justiça, do Ministério Público, etc. e todos se lembram destes eventos como sendo a primeira experiência que tiveram com a prática jurídica, já que é a única atividade dentro do Curso de Direito inteiramente realizada pelos alunos (outra atividade semelhante é a Monografia Jurídica, que também é obra de inteira responsabilidade do Corpo Estudantil).

Assim, espero que os Discentes da FADIR/IEDS-UNIFESSPA prestigiem amanhã o Júri Simulado da Turma Direito da Terra, Turma Frei Henry, como também o Júri Simulado da Turma Direito 2016, que será realizado no dia 19 de julho de 2018.

Att.

Prof. Marco Alexandre da Costa Rosário – FADIR/IEDS-UNIFESSPA

Professor das disciplinas de Direito Processual Penal e de Prática Simulada do Processo Penal.